sexta-feira, 29 de junho de 2007

FUMAR MATA!

Correndo o risco de me repetir, aqui segue um post que escrevi no meu anterior blog, em “manutenção” desde o dia 13 de Junho. Mais precisamente, no dia 25 de Fevereiro deste ano:

“Pois, como atravessar uma rua sem olhar para ambos os lados, como ir nadar para uma praia sem vigilância, como andar a acelerar com o carro a 200 à hora. A diferença é que estas últimas matam de supetão, o tabagismo é um “suicídio” de longa duração...

Não há razão nenhuma para as crianças e adolescentes começarem a fumar, muito elucidados sobre todos os malefícios do tabaco. Mas os adultos fumadores têm de ser postos de castigo, porque os governantes actuais acham “politicamente correcto”?

Se qualquer governante estivesse realmente interessado em acabar com este vício, fechava as tabaqueiras nacionais. Em Portugal, como noutro país qualquer. Não o faz, porque é uma grande fonte de rendimento para o Estado, porque iria gerar muito desemprego – não são só os trabalhadores das tabaqueiras, mas também distribuidores e pequenas tacacarias/quiosques – para além de ser previsível um “mercado negro” paralelo ao do haxixe e afins.

Solução? Proibir o consumo do tabaco em todos os locais públicos. Que maravilha! Que inteligência! Consta que em Espanha já existe uma lei dessas, que ninguém cumpre. No dia e na hora em que me impedirem de fumar, num restaurante, bar, café, ou o que quer que seja, saio e não volto nunca mais. E não sou uma fumadora tão inveterada assim, mas proibições? Nananinaná!

---
Confesso que a fonte de “inspiração” do tema foram os artigos da Leonor Pinhão e do MEC no Expresso desta semana, completando com uns pormenores que não revelaram...”

O texto é longo, mas continuo a subscrever o conteúdo. Também, de Fevereiro até hoje, Daa?! mal estaria se não concordasse!

A lei que vai entrar em vigor, para mim, está de muito bom tamanho! Cada um é que decide o que faz na sua casa...

4 comentários:

  1. Olá!
    Grata pela visita e pelo comentário.
    Volta sempre que queiras, pois é sempre bom receber amigos novos, mesmo que virtuais, pois por trás de cada blogue que se visita existem pessoas bem reais.
    Deixo um beijo e o desejo de um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Cada um está bem na sua casa, isso é verdade. Mas num espaço público, desculpa, mas eu não tenho de levar com o fumo de quem fuma...e tendo em conta que fumar mata, e mata mesmo, eh páh, quem quer fumar, que fume -não tenho nada com isso- mas, por favor, eu sou não fumadora por alguma razão...
    E, parecendo que não, isto é tudo de quem fuma e quem não fuma lixa-se. É nos restaurantes, é nos cafés, é em todo o lado. Já tive de me ir embora de vários sítios por não aguentar com o fumo do tabaco...quem está mal muda-se, é verdade... mas então como é, quem fuma fica dentro do edificio, quem não fuma vai para a rua?? Isso na faz sentido...

    ResponderEliminar
  3. Ps - bigada por ires à Grafonola! :-) Vou espreitar-te por aqui sempre que puder. :-)

    ResponderEliminar
  4. Vanadis, claro que não tens de levar com o fumo dos outros, nem eles têm de ser proibidos de fumar, porque tu e outras pessoas não suportam o fumo. Há soluções intermédias. Nomeadamente ir a locais mais espaçosos e arejados, onde existam zonas de fumadores e não fumadores, ou esplanadas ao ar livre, que agora no Verão até sabe bem.
    Mas convenhamos, um proprietário de uma tasca não se aguenta se exigir aos poucos clientes assíduos que deixem de fumar, não é?
    Bom fim-de-semana para ti e claro, também para a amiga do miosotis, que tem um blog fantástico!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)