terça-feira, 18 de março de 2008

ELOGIO DA LOUCURA

A net ontem parecia andar em câmara lenta, para não dizer lentíssima. Mesmo assim, depois de uma passagem pela blogosfera, concluí já não existirem temas por explorar. Na loucura generalizada dos poderosos deste mundo, em abono da defesa de todos nós - pobres, incultos e inocentes cidadãos – decretam-se mais uns quantos ensinamentos e mandamentos, que devem ser cumpridos à risca, sem escutar opiniões diversas.

.

O papa Bento XVI resolveu que 7 pecados mortais não eram suficientes – gula, luxúria, ganância, preguiça, vaidade, inveja e ira – toca de acrescentar uns pecados sociais, a saber: poluição ambiental, manipulação genética, acumulação de riqueza excessiva, infligir pobreza, tráfico e consumo de drogas, causar injustiça social. Estou em crer que em manipulação genética não se está a referir ao uso de preservativos (mas nunca se sabe), quanto à acumulação de riquezas excessivas... pensará ele doar o vasto património da Igreja Católica Apostólica Romana???

.

Segundo a administração Bush, a China entrou no bom caminho de respeito pelos direitos humanos. O primeiro ministro chinês atribui a culpa dos confrontos no Tibete ao... Dalai Lama! Ná, não teve nada a ver com a repressão exercida pelas forças policiais chinesas, tudo gente pacata e amistosa. Nem se percebe porque houve mortos e feridos em número indeterminado, que eles só chegaram ao local e disseram aos tibetanos “olhem lá... portem-se bem... que este ano temos Jogos Olímpicos, queremos a admiração mundial e boas fotografias.”

.

Por cá, a mulher de António Costa (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), professora, participou na manifestação dos 100 mil docentes que percorreram as ruas da capital. Que não abalou as certezas do governo, na teimosia de estar sempre coberto de razão. Não podia ter direito a opinião própria, diferente (ou não) do marido? Quase foi acusada de “agente infiltrada”, por alguns jornalistas...

.

O Presidente da República visitou o Brasil, na maleta levava a ratificação do “novo” acordo ortográfico. Depois de tanto barulho por nada, de petições on line e de bloguistas inflamados no contra, a malta acatou. Só entra em vigor daqui a seis anos, para quê preocupações?

.

Na esfera do privado, congemina-se uma nova lei proibitiva de piercings e tatuagens para os mais jovens. Mesmo não sendo adepta de tais práticas, parece-me mais um passo na prepotência vigente! Tudo com a boa intenção de vigiar a saúde de todos, certo?

.

Erasmo, meu amigo, quando elogiaste a loucura não imaginavas nada assim, pois não?


26 comentários:

  1. Bom dia!

    Pois. No meu último post, "Big Brother", alertava para esse facto. Parece que infelizmente, algumas pessoas não perceberam. Se calhar, não fui muito explícito.Tive para clicar um novo "Big Brother 2, mas já não vale a pena, porque neste "Elogio da Loucura" está o que eu pretendia dizer.

    ResponderEliminar
  2. Continua assim que ainda vais dentro, Teté...

    ResponderEliminar
  3. Para variar mais do mesmo ! É o mundo que temos e as pessoas que nele continuam a andar.

    ResponderEliminar
  4. Eu bem dizia no outro dia em resposta a um blog sobre liberdade, que sobre o disfarce de que fazem tudo pelo n/bem cada vez estamos mais privados de liberdade e de sermos seres unicos(individuos....talvez tenha mudado de significado no novo dicionario!!!!)...qualquer dia vão mandar-nos andar todos com a mesma farda...
    Mas como diz o "capitão merda" qualquer dia ainda vais dentro....ahahahhaah
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. CARLOS II, referi que a "inspiração" vinha da blogosfera, não? Como já não havia mais nada a dizer de novo, resumi algumas opiniões de vários bloguistas, com as quais concordo inteiramente, se bem que as conclusões sejam minhas. Estou atenta a esse "Big Brother"... :)
    Bom dia para ti também!

    CAPITÃO, alguém me há-de levar uns cigarritos, não? :D

    PSYCHO_MIND, original não é, é mais um apanhado... Será que andamos todos apanhados da moleirinha??? ;)

    ResponderEliminar
  6. PARISIENSE, liberdade onde? Fardada, só se for pelo Armani... :)
    Quanto à "prisão", pois, homicídas à solta e a je atrás das grades por delito de opinião??? Ná, não me parece! :))) Jinhos para ti, nina!

    ResponderEliminar
  7. volto quando falares de algo interessante... ;)

    ResponderEliminar
  8. Claro que levo! E cervejola também.
    Não te importas que o tabaco seja da candonga, pois não?

    ResponderEliminar
  9. Pois, a sintonia tem destas coisas, VÍCIO! :P

    Ná, CAPITÃO, achas que sou de esquisitices? :D

    ResponderEliminar
  10. Ai o acordo ortográfico é só daqui a 6 anos? e eu que já comecê... mau mau.
    Tem graça que fui passar umas horitas com uma amiga minha d emuita idade (82) ah, mas gosto tanto tanto dela, falamos de tudo, d anossa vida do nosso tempo passado, disto e daquilo e deu e em falar nos Papas e que ambas adoramos o papa Paulo e falamos da Igreja de Roma e de serem tão ricos tão ricos, mas não dão nada aos pobres pois não? nem ficam mais pobres por ajudar..esses nãos eguem a doutrina de Jesus, atão que tão lá a fazer? ai ai ai...
    Os piercings é mau é sempre mau, mas há os pais para decidirem pelos filhos não? ah ganda país o nosso cheio de alegrias mil... vesgos.
    beijinho pa ti.

    ResponderEliminar
  11. Acho que deviam mudar o nome ao senhor para Orgasmo de Roterdão.

    Porque já desde o século XVI (bem mais, mas ok) que andamos a ser fod***s.

    ResponderEliminar
  12. Da última vez que tentei expor o meu ponto de vista sobre a lei que está para sair sobre os piercings fizeram-me com que elas caissem ao chão proque há quem não entenda o que é liberdade de expressão :x

    Por isso, não vou entrar nessas discussões :(

    Voltei :P
    Começar a ler tudo o que está para trás ;)

    ResponderEliminar
  13. LAURINHA, sim, só daqui a 6 anos é que começam a dizer que é erro aquilo que a malta escreve como sempre escreveu...

    Sem abono nem desabono por nenhum papa, a Igreja nunca poderá falar sobre enriquecimento excessivo, uma vez que é a primeira a cometer esse "pecado", com pouca ajuda aos literalmente pobres. Moeda de troca? Conforto espiritual... Sim, vale de muito a quem tem fome!!!

    Aqui o piqueno quis pôr uma argolinha na orelha e deixei, mas ficou bem claro que piercings noutras partes do corpo e tatuagens só fará quando for maior e se tiver vontade. Pelos vistos, os nossos governantes não confiam no bom senso dos pais para essas coisas, têm de proibir... Aquilo é massa que lhes está no sangue!!!

    Jinhos para ti, nina!

    ResponderEliminar
  14. MOYLE, o Erasmo de Roterdão não tem culpa nenhuma, que a loucura que elogiava era outra...
    E sim, o livro foi escrito por volta de 1508, mas já se referia a épocas anteriores! ;)

    JUST, long time no see!!! :)))
    Esta gente não faz a menor ideia do que seja liberdade de expressão... portanto, não há nada que espantar!
    Mas também não será por aí que calam todas as vozes...
    Bem-vinda de volta à blogosfera! :D

    ResponderEliminar
  15. Criatura!
    Eu nem ia fazer nada na net hoje(estou cansadíssima!!!)...mas após enviar um email,vim dar uma olhada em seu espaço 'bom de se ver' :) e o título me chamou atenção!
    Eu explico.
    Ainda hoje estava comentando com uma pessoa que a primeira vez que li esse livro foi aos 10 anos de idade e o fiz simultaneamente ao de Dante Alighieri--A Divina Comédia---outro que me deixou por vários anos depois a pensar...

    Vixe!

    Mas,enfim...os dias andam loucos,as pessoas também,as leis nem se falam(que tal todo gente transando em pleno parque e a vista de todos em Amsterdam?...a brasileirinha que desbancou o prefeito de New York,depois de seus "serviços" prestados--que coisa!--e os brasileiros serem barrados na Europa logo no Aeroporto?--que triste!--Aqui também já me chegaram a vontade de impor a separação dos meninos e meninas na Escola--tou retada com isso!!! e outras coisas tantas que nem vale a pena comentar!)


    Erasmo era vidente?Ou antecipou o futuro? Ainda que a loucura fosse outra,mas tudo que remete a bater o pino dá igual--hehehe--

    Que me desculpem os católicos...mas eu de cá não tenho simpatia pelo Bento...

    Olha,eu vou mais é me calar,porque em boca fechada não entra mosquito e nem outras coisitas mais.

    Deixo um beijo bom pra ti e volto pro meu silêncio proposital.

    ResponderEliminar
  16. Com a moda de usar boné que aí anda o governo resolveu encapuzar a ditadura e chamar-lhe de democracia...
    nao me alongo mais porque eles sabem onde moro.

    ResponderEliminar
  17. Kátia, minha querida, não disse que era só cá no burgo que se elogiava a loucura. Aliás, até dei exemplos dos States e do Vaticano.

    Este livro também li novinha, lá para meio da adolescência, mas disse-me mais que muitos pensamentos filosóficos... :)

    Sempre houve gente assim, que está muito para além do seu tempo! A Divina Comédia nunca li, mas aceito a sugestão...

    Exemplos de loucura não faltam, mundo fora e infelizmente! Simpatia pelo Bento? Ná, não mora aqui! Então o poderoso senhor acha-se no direito de criticar enriquecimentos excessivos, sem olhar para a própria Igreja??? Quer o quê, mais dádivas? Faz alguma coisa pela pobreza, pela paz no mundo, critica a ganância de americanos (que fazem tudo conjuntamente, como donos e senhores do planeta azul)? Não, pois não? Que admiração é que podia ter por ele?

    Volta para o teu silêncio, mas olha que ficar calada perante tantas alarvidades não serve de muito! Mais vale falar e dizer asneiras!!!

    Jinhos mil, amiga soteropolitana! :)))

    ResponderEliminar
  18. FAUSTO, os que andam encapuzados são os gajos da ASAE, braço forte desta governação, em nome... da nossa saúde!

    Vá, não te preocupes, que eles sabem onde todos moramos! Ou, pelo menos, é só quererem... :/

    ResponderEliminar
  19. A humanidade caminha, utilizando-se de sapatilhas de bailarina; e a igreja católica, de botas de chumbo.

    Sou daqueles favoráveis ao acordo ortográfico. As línguas necessitam de modernização, do contrário, melhor seria continuarmos com o uso do latim, muito mais bonito - tanto na fonética, quanto na escrita, do que todas as línguas as quais dele se originaram.
    A ocorrência de ter duas ortografias diferentes - a do português de Portugal e a do Brasil, atrapalha a divulgação do idioma.
    Até a década de 30, aqui no Brasil, escrevíamos húmido, facto, académico, adopção, acção - como vocês ainda o fazem, em vez de úmido, fato, acadêmico, adoção e ação. Mudamos, e ninguém morreu. O acordo acrescentaria também importantes mudanças no português do Brasil, por sinal, facilitando a sua escrita, hoje, tão maltratada.
    Acredito que haveria benefícios para toda a comunidade dos países de língua portuguesa, além do mais, não haveria prejuízo nas pronúncias típicas de cada país.

    No mais, cada louco com a sua mania. Ótimo post, querida amiga.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  20. Inspiras-te em locais com nome de divisão provincial romana incorrectamente escrita e depois dá nisto!

    ResponderEliminar
  21. Vivemos tempos de hipocrisia. Já era mau quando esta se manifestava só na politiquice. Faz parte, já sabemos que o que é anunciado aos quatro ventos como inadmissível, que nunca acontecerá, provavelmente já faz parte de um qualquer trade off de bastidores. O que terá a China dado aos US para, subitamente, sairem da lista de países repressores dos direitos civis? Ou terão os Estados Unidos pensado nos milhares de $ de patrocínios já angariados para os Jogos Olímpicos e, não podendo boicotar, por uma questão de congruência, resolvem a questão retirando a china da lista dos bad boys... conveniente, sem dúvida.~
    Acho isto lindo!
    Sobre os pecados inventados à pressão para a salvação das almas, está.se mesmo a ver que os traficantes vão ficar preocupadíssimos com o facto de não irem para o Céu! Que me desculpem, mas o Ratzinger (que tem tanta vocação para Papa como eu tenho para guarda de passagem de nível)colocou a Igreja no patamar mais baixo de todos os tempos em termos de coisas parvas de lá emanadas. Como é que este homem me chega a Papa é uma coisa que me transcenderá para todo o sempre! Só o olhar dele petrifica qualquer um. Não há bondade naquele olhar. Atrevo-me a dizer que dele emana uma estranha auréola de maldade. é só a minha opinião, vale o que vale, e não pretendo ofender ninguém...
    Beijinhos
    Ps; Não te cales nunca, tá? se fores presa, eu levo-te laranjas à cadeia.
    PPS: faltou-te aí, nas medidas parvas, a história da esterilização das raças caninas perigosas. Calhava bem,já agora, e no mesmo princípio, acabarem com os automóveis; isso de facto resolvia a sinistralidade. Até porque a culpa dos acidentes é dos carros, e não dos condutores. Os donos dos cães também não têm culpa nenhuma de os maltratar e atiçar para serem agressivos!! Não vejo é ninguém chegar-se à frente a propor penas de morte para condutores assassinos e organizadores de combates de cães!!!! Muito mais fácil cortar (e mal) o problema pela raiz, eliminando uma das variáveis, do que educar um povo. Epá, não me lixem, que não há paciência. Ou os têm no sítio e fazem alguma coisa à séria, ou então calam-se!
    (xiii, passei-me na extensão do comentário. Ganda maluca!!!
    Sorry...)

    ResponderEliminar
  22. Tens razão, OLIVER, há uma incompatibilidade sobre o calçado usado... :)

    Quanto ao acordo ortográfico, depois de ouvir tanta gente a protestar, fui lê-lo e não encontrei assim tantos dislates como se dizia. Algumas alterações já todos usamos correntemente. Concordo absolutamente que uma língua que não evolui é uma língua morta...

    Daí a adoptar as novas grafias de algumas palavras, não me parece. Fim de semana perder os hifens, ação o c, desabitar o h pelo meio, tudo OK. Em facto permitem-se as duas grafias. Mas noutras, prefiro escrever "mal" à moda antiga, do que mal à moderna, por falta de esclarecimento. Ou seja, estou-me a borrifar para mudanças feitas por decreto, se entretanto entrarem nas grafias correntes, logo me adaptarei (estás a ver, não sei se este p se mantêm, mas como leio adapetarei, para já, deixo ficar)... :)))

    Beijoca, amigo!

    ResponderEliminar
  23. Essa não atingi, REI! ;)

    ResponderEliminar
  24. SAFIRA, estás sempre à vontade para comentares tudo o que te apetecer! :D

    "No me callo, no!!!"

    Como não sou católica (embora tenha sido criada com esses princípios), o papa não me aquenta nem me arrefenta. Considero que ele é um tiro no pé para a Igreja, que com esta mentalidade conservadora não vai angariar novos elementos para o seu rebanho, mas eles é que sabem... E não, também não estou a ver os traficantes a ficarem com medo de ir parar ao Inferno! ;)

    A China é uma ditadura, ninguém no mundo acredita nesses relatórios americanos, que querem tapar o sol com a peneira, por interesses meramente comerciais (Jogos Olímpicos e não só).

    Bom, mas se fosse a falar de todas as medidas parvas, se calhar era melhor escrever um livro... :)
    Gente que promove e incentiva a agressividade dos cães (dessas e de outras raças) parece-me fazer parte da escória desta sociedade.

    Beijoca!

    Post Scriptum - Obrigada pelas laranjas... :)))

    ResponderEliminar
  25. Sabes, há muitos pais irresponsáveis. E quem se lixa são os q realmente são pais (leia-se, responsáveis).
    A minha irmã embirrou que se havia de encher de piercings. O meu pai disse-lhe: ok, mas quem tos faz sou eu. E fez! ;-) (ps - ele é médico... ;-) ).

    Apesar de achar que tatuagens e piercings são demais para crianças menores de 16, não aprovo esse decreto lei: é mais um passo para a perda de liberdade, disfarçada de preocupação com a nossa saúde. E esquecem um pormenor: os miúdos hoje aderem mais rápido a essas modas.
    Como será qd passar a ser proibido? é que, vejamos, vão marginalizar uma operação que, se não for bem feita, acarreta riscos como SIDA e infecções, já para não falar de outras coisas.
    Mas, sei que em alguns estados dos eua, menores de 18 não podem fazer tatuagens...

    ResponderEliminar
  26. Ai, GRAFONOLA, o filhote quis fazer um furo na orelha e deixei. Mas depois queria ir a um sítio que conhecia, bem baratinho, já não estive pelos ajustes. Fui com ele, ao centro comercial (numa ourivesaria) paguei o furo e o brinquinho.

    Quer dizer, não sendo médica, não me ia atrever a ser eu a executar a tarefa, não é? Quanto a tatuagens e piercings só quando ele for maior, que não autorizo (isto é plural, como deves entender)!

    Mas sim, devem existir muitos pais "desligados", nem que o puto apareça com um "túnel" no nariz reparam... Daí até os governantes se meterem no assunto, são outros 500 paus...

    Adorei o teu regresso! :)))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)