terça-feira, 6 de maio de 2008

QUAL ACORDO?

Já disse, e repito, que vou continuar a escrever como sempre escrevi!

Mas a verdade é que as línguas vivas estão em constante mutação, nas palavras mais utilizadas vulgarmente, como em todas aquelas que caem em desuso.

Li num jornal, há tantos anos que nem lhe (re)conheço o rasto (dai não saber o autor do artigo), que um dia o Eça foi abordado por um purista da língua, que lhe comunicou que uma determinada palavra, escrita num dos seus livros, não constava no dicionário. Ele riu-se, e acalmou o homem com um "não tem importância, se não consta, vai passar a constar!"

Bom, agora passo à parte difícil: não assino nenhuma petição on line, muito menos se provierem das vertentes Pacheco Pereira, Vasco Graça Moura, Zita Seabra, Lopo Xavier e afins. Não sei se são todos anti-Santana Lopes (o "brilhante" Secretário de Estado da Cultura, que aprovou o acordo há uma catrefa de anos atrás), mas que agora venham todos protestar em sintonia, é um coro que não se aguenta. Duvidoso, até, se não terá uns contornos políticos com outras subtilezas...

Concordo com o acordo? NÃO! Porque os diferentes rumos do linguajar não se alteram por decreto! Nem em Portugal, nem nos outros países lusófonos, francófonos, anglófonos...

Foto de Gustavo_Saulle, na net.

28 comentários:

  1. Já tentei analisar o caso com carinho . Apesar de ser brasileira, não sei até que ponto isso ajudaria . Acho que a cultura tem que se manter .
    Não tenho opinião formada sobre o assunto sinceramente :)

    Boa semana .

    ResponderEliminar
  2. Tou contigo tété....então andei eu a aprender tantas regras com excepção para agora se varer tudo????.
    Eu tambem vou continuar a escrever como escrevia.....não quebrei a cabeça para agora virem meia duzia de "inteligentes" falar dos paises lusofanos.....e a mais eu nasci em Angola.
    Se alguém tem que alterar alguma coisa na escrita serão eles porque que eu saiba PORTUGUÊS ainda È DE PORTUGAL ou estarei eu enganada??!!!
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. Pergunto: a 'isso' quem lhe pôs de nome "acordo"?

    ResponderEliminar
  4. Já sabes que o tema me põe fora de mim, pelo que prefiro nem comentar...
    Fica bem, Teté!

    ResponderEliminar
  5. sensata!
    é claro que a oposição é necessária mas sem abusos!

    ResponderEliminar
  6. Sabes uma coisa? Estou-me a borrifar para este e muitos outros acordos. Aquilo que o então secretário de Estado da Cultura que gostava dos violinos de Chopin assinou, só o vincula a ele e a mais meia dúzia de editores que procuram novas receitas!

    Aquele abraço infernal!

    ResponderEliminar
  7. Tem de se manter, com certeza, MYLLANA! Cadê o bom-senso? Não usamos todos palavras provenientes de outras origens? Alguém diz que vai a um cacharolete? Soa logo a pindérico, não é?
    Boa semana para ti também!

    PARISIENSE, quando entrar na normalidade da escrita e da fala, até vou usar, não se varre nada! A língua portuguesa pode ter nascido aqui, mas, como é natural, teve várias evoluções noutros cantos do mundo. Agora por decreto é que não vai lá...
    Beijokita, nina!

    SUN, boa pergunta: a isto chama-se um (des)acordo nacional, não?

    ResponderEliminar
  8. Pois... eu no meu questionário online o máximo que consegui foi um empate!
    Quanto a mim não concordo com o acordo, pois (como tu bem dizes) não faz sentido alterar uma língua através de um acordo. A língua sofre alterações por si só.

    ResponderEliminar
  9. CAPITÃO, sim, sei, mas não vale a pena...
    As alterações não são assim tantas, que me dei ao trabalho de ler o dito "acordo", algumas parecem-me óbvias! Mas que deixa muitas dúvidas, lá nisso é verdade...
    Fica bem tu também!

    VÍCIO, andava para escrever este texto há muito tempo! Calhou hoje, com uns contornos mais ou menos patetóides... ;)
    Acreditas que "acordaram" todos agora???

    ResponderEliminar
  10. BELZEBU, essa história dos violinos de Chopin, virou imagem de marca... :)))
    E sim, concordo que os editores pretendem mais receitas!
    Abraço para ti!

    TONS DE AZUL, não tenho mesmo nada contra as evoluções naturais. Aliás, até o próprio Camões falava disso...
    Agora por decreto??? Mesmo que seja aprovado por unanimidade, vão conseguir uma uniformidade nos países lusófonos, como na Conchinchina... ;)

    ResponderEliminar
  11. Também estou contigo! Vergar ao novo acordo é emburrar! De cada vez que escrevesse adeto em vez de adepto, iria achar-me burra!

    A sério que foi o Flopes que teve a ideia? Mas que atrasado mental. Porque é que não o mandam para ao pé do Hugh Heffner e não lhe dão umas coelhinhas para ele se entreter e não andar a chatear quem quer escrever como deve ser?

    Eu também não concordo com o acordo. Não é um acordo, é uma imposição. Temos pena que os brasileiros não gostem. Aliás, se POrtugal os tivesse no sítio, era o Brasil que aprendia a escrever! E não o contrário.
    Eu cá nem quero saber das alterações. Era o que mais faltava!

    ResponderEliminar
  12. Mas nem os próprios governantes o irão adoptar, e não por que são eles grandes analfabetos, mas por que este acordo foi só para Português ver. Eu não irei de facto adoptar e tenho a certeza que muitos serão os professores de português a não o exigirem.

    ResponderEliminar
  13. nao ligo ao acordo e nao quero saber do que decretam para aí
    como adepto da anarquia controlada, que sou, vou continuar na minha e ver a banda passar

    petiçoes? acho que so as assino na escola e é preciso perceber muito bem o que querem

    ResponderEliminar
  14. Temos seis anos, segundo "eles", para nos adaptarmos. E nós ainda andamos às voltas com isto das TLEBS quanto mais!!!...
    Pessoalmente, também não concordo, especialmete porque são bastante evidentes os contornos políticos desta questão toda.
    Penso que daqui a seis anos vou começar a escrever mal para professora de português...é omplicado.


    Olha lá, eu só comecei a ouvir/ ler falar da Bimby há coisa de um par de dias...e não é que nos objectos mágicos vais lá dizer que tens uma Bimby?!!! Ando realmente curiosa com essa oitava maravilha, apesar do preço!
    :)))

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  15. Sim, SAFIRITA, há palavras que não fazem sentido serem "adaptadas"! Mas lá se fim de semana se escreve sem hifens ou com, convenhamos que é para o lado que todos dormimos melhor.

    Algumas das "novas" regras são formas de escrita que já usávamos vulgarmente, como por exemplo desabitar (sai o h do meio). Alguém escreve deshabitar?

    É a própria evolução da língua (e dos seus falantes e escreventes) que dita as alterações, o contrário, ser por decreto, é que me parece uma aberração...

    Foi o Santana Lopes que assinou o decreto, o que não quer dizer que foi ele que escrevinhou as regras (nem acho que tenha capacidade para tal, em termos linguísticos)! ;)

    ResponderEliminar
  16. PSYCHO_MIND, é evidente que ninguém vai mudar a sua forma de escrever, até porque se arrisca a passar a escrever mal, em vez de bem, "à moda antiga" - que assim como assim, essa todos costumam entender... ;)

    FAUSTO, pois, há muitas petições que trazem "água no bico"... e esta parece-me ser uma delas! 'Tá bem que há 20 anos atrás poucas pessoas tinham PC, a net ainda não estava divulgada, mas já se falava nisto há meses, com várias petições on line e agora é que saltam os "barões" do PSD, com A petição??? ;)

    ResponderEliminar
  17. Pois, também não me apetece nada mudar a forma como escrevo :-(

    ResponderEliminar
  18. Eu vou aderir.

    ps - á petição e postagem colectiva, não ao acordo.

    ps2 - assustaram-se, foi?...

    ps3 - lolololol

    ResponderEliminar
  19. Não, SU, não vais começar a escrever "mal", mas estou convencida que algumas alterações (para não falar das que todos já usamos normalmente), vão entrar sem dificuldade no léxico de todos nós, até porque fazem sentido.

    Os casos, pontuais, em que assim não é, vão permanecer na escrita durante muito mais do que os tais 6 anos de que eles falam... :P

    Quanto à Bimby, é verdade que é cara, mas foi das melhores compras que fiz (já a tenho há uns 4 anos, e recentemente teve de levar um copo novo, porque a uso bastante). É tipo a "fada do lar" da cozinha... :D

    Jinhos grandes, amiga!

    ResponderEliminar
  20. Não te preocupes, MÃE GALINHA, que o acordo é mais político do que outra coisa, algumas palavras escritas já todos usamos habitualmente... :-)

    Ah, VAN, andei para cá e para lá a ver essas postagens, ainda me ri com a tua ter saído às 9 e tal... :)))
    De qualquer das formas, obrigada pelo mail!
    As melhoras, nina!!!

    ResponderEliminar
  21. Eu assino a petição, nem li bem a lista dos signatários. Bastou-me ler o texto da mesma, e concordo inteiramente com ele. Há alguma jogada por detrás do Acordo, e todos os meios serão bons para o combater. Se mesmo assim ele vencer, pois bem, terá em mim um guerrilheiro que lutará até ao fim da vida.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  22. Eh, RAFEIRITO, que drama?!

    Guerrilheiro até ao fim da tua vida???

    Esperemos que tenhas este e muitos mais... :)))

    (ai, ai, nem sei o que é que me acontecia, se eu dissesse que concordava...)

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  23. como esta é uma questão que também preocupa, sobremaneira, o Moyle - que aliás concorda com boa parte do supremencionado - aqui fica a reflexão moylística sobre o tema:

    http://oaltooforteeomoyle.blogspot.com/2008/05/portugal-hoje-aborto-ortogrfico.html

    (desculpa a divulgação)

    ResponderEliminar
  24. Estás à vontade, MOYLITO, para fazeres as divulgações todas que quiseres... :)

    ResponderEliminar
  25. Mais nada!

    A mim ninguém me diz como usar a MINHA língua!!!

    ResponderEliminar
  26. Claro que não, SORRISOS EM ALTA! Isso foi só no tempo da primária, até saber usar... :)))

    ResponderEliminar
  27. Teté

    Nesta questão do acordo eu remo contra a maré: estou de acordo com o acordo. Dito isto, não faço tensões de o cumprir, porque não aprendi a escrever assim e não tenciono modificar a minha escrita, nisso estamos todos de acordo: a escrita não se altera por decreto.

    Claro que o acordo tem interesses económicos por trás, qualquer acordo que envolva mais do um país tem que ter!!! nem sei qual é a dúvida!!! mas esta posição de orgulhosamente sós que algumas pessoas aqui em Portugal querem ter, do meu ponto de vista é profundamente errado...
    beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  28. Eh, LEONOR, mulher corajosa! Concordo plenamente: essa política do orgulhosamente sós, faz-me lembrar alguém muito desagradável...

    Todos vamos mudando a escrita, no dia a dia, não vou dizer que nunca utilizarei determinadas palavras, porque se elas se passarem a escrever assim, lógico que também acabarei por as acatar. Mas há anos que ninguém escreve deshonesto, deshabituado, deshumidificador, não é? Este acordo estipula que aquele agá lá do meio sai, porque na prática isso já acontece. Ou seja tem alguns aspectos positivos, como neste caso, consagrar uma situação de facto.

    E pronto o que não concordo é que de repente venham decretar que se escreve assim e assim, quando não tem qualquer ligação com a realidade... (só assim ideias de meia dúzia de "iluminados" dentro do seu gabinete) Façam como quiserem, não mudo o meu modo de escrever, a não ser que as alterações se dêem realmente na prática dos falantes e escreventes nacionais!

    Jinhos e resto de boa semana para ti também!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)