terça-feira, 12 de agosto de 2008

OLHO VIVO

É provável que muitos não se lembrem da série televisiva "Olho Vivo" (Get Smart), que a RTP transmitiu lá para finais dos anos 60. Era a minha favorita, em criança, e ria imenso com os disparates do agente 86, Maxwell Smart, e da sua parceira 99, bem como com a "sofisticada" aparelhagem que utilizavam na perseguição dos terríveis agentes do KAOS. Suponho que posteriormente foi reexibida diversas vezes, em vários canais, mas a sua imagem de "marca" era esta (se bem que naquela época, a preto e branco).

Como não podia deixar de ser, fui ver o filme agora em exibição e baseado na criação original (de Mel Brooks e Buck Henry, entre outros argumentistas), embora confesse que ia um pouco desconfiada... até porque o nosso sentido de humor varia bastante ao longo dos anos! Mas achei piada! Uma comédia de espionagem muito fiel ao argumento inicial, limando algumas arestas no que respeita às engenhocas que os espiões usam para defrontar os inimigos, com boas representações. E divertido, que é o que interessa...

Como curiosidade, ainda duas breves participações a referir: Bill Murray, que aparece como agente nº13, camuflado numa árvore oca; e Bernie Koppel, que na série representava o temível Siegfried, também conhecido pelo seu papel de médico no "Barco Amor", que surge numa única cena.

22 comentários:

  1. Olho vivo, é o que já não tenho mesmo(a esta hora) e estranhamente não me lembro desta série!

    b&abraços!

    ResponderEliminar
  2. Eu lembro-me, mas das repetições que apareceram mais tarde.
    Lembro-me principalmente da música :) Um ritmo a condizer com o "desenrascanço" dos agentes.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Claro que me lembro desta engraçada série, assim bem como outras que no antigamente davam. Não gosto das actuais. Bem, eu já disse que não pertenço a este século.

    Aprecio este tipo de humor, assim bem como, desmontar por dentro o sério.

    Não sei se expliquei bem a ideia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Não achaste que na cena em que ele aparece com o rabo à mostra este deveria estar um bocadinho vermelho, assim à babuíno? É arrastado pelo chão e fica assim, todo bonitinho? ;)

    Beijoca!

    PS: vi ontem à noite este filme!

    ResponderEliminar
  5. Ó, Teté, há tanto tempo que não vou ao cinema que nem sabia que estava este filme agora. Não posso perder. Foi também uma das minhas favoritas, adorava. Ainda tenho a música na cabeça.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Estive para ir ver este filme ontem, mas não sei porquê não está nada em cartaz que me agrade. Tlv vá hoje ver este então. Ver o rabo de alguém que deveria estar vermelho e afinal não está ;-)

    ResponderEliminar
  7. Oi, cá estou novamente. Para emendar um lapso ali em cima. Bem, a direcção leva-te a outros caminhos secretos meus. Outro lado ainda desconhecido. Foi sem querer.

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me perfeitamente, Teté!
    Nesse tempo eu ainda consumia televisão...

    ResponderEliminar
  9. Ah...
    E vi nos anos 80, creio.

    ResponderEliminar
  10. Eh, eh, eh, INÊS, isso deve ser mesmo do adiantado da hora... :)))
    Jinhos, nina, e continuação de boas férias!

    PAX, tens razão, a música é muito elucidativa da actuação dos agentes. :) E também uma imagem de "marca", como a da "Pantera Cor de Rosa", para sublinhar os disparates do Inspector Closeaux...
    Jinhos!

    Hummm... bem me parecia que te "conhecia" de qualquer lado, CARLOS! :)
    Quanto à ideia, explicaste-te lindamente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. RAFEIRITO, armado em "spoiler"? :)))
    Mas concordo contigo: o rabo devia estar bem mais vermelhusco... ;)
    Beijoca!

    SUN, já não vais ao cinema há muito tempo?! Aquele festival de cinema (em Cerveira?) não contou? Bom, mas se eras fã, deves de ir ver este... Que não é nada do outro mundo, mas mantém bastante do espírito e humor do original! (`_^)

    Ai, ANA, este Rafeirito às vezes é um "linguarudo", que o factor surpresa também conta para rirmos do inesperado...
    Se vires, depois diz o que achaste! ;)

    ResponderEliminar
  12. CARLITOS, não tem problema! Por sinal pensei logo que fosses tu, não tanto pela coincidência de nome e local, mas pelas frases que denotam alguma "familiaridade", se assim se pode chamar... :)

    CAPITÃO, um dia também foste criança, né?
    Ah, quanto aos anos 80 até acredito, porque a televisão dos anos 74 e seguintes, era um tédio de primeira apanha (pior ainda do que hoje) - só mesas redondas e discussões políticas, horas e horas a fio... ;)

    ResponderEliminar
  13. Cá no Brasil passava nos anos 70 também.E eu vi algumas.Adorava as trapalhadas do agente 86.
    Excelente recordação!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Achava a série hilariante, KÁTIA, mas o filme não lhe fica atrás...

    Pelo menos, para quem gostava do original! :)

    ResponderEliminar
  15. Nunca vi esta série, mas já vi o filme.
    O filme está muito engraçado mesmo, tanto que me ri a alto e bom som, sem parar. ri-me do filme e das gargalhadas de alguem sentado na outra ponta da sala...e eu que quando me rio nem costumo soltar gargalhadas muito sonoras :P

    ResponderEliminar
  16. Bem-vind@, S.A.!

    E qual é a graça de gargalhadas "insonoras"?!

    Também ri imenso e sonoramente... :)))

    ResponderEliminar
  17. Gostava desta série. Até hoje passa aqui no Brasil, em canais pagos.
    Aqui, o nome é O Agente 86.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  18. OLIVER, já estava a estranhar a tua falta!!!

    Não aqui, que és sempre bem-vindo, mas sobretudo no teu canto!!!

    O filme também é giro... :)

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  19. Eu lembro-me perfeitamente da série...o que me ri á custa dela! E adorava! Agent 99!!!! ;p

    ResponderEliminar
  20. Pois, SU, o filme também está bem caçado, o actor "copia" muito bem os tiques do Don Adams, até um bocado no sotaque com voz de falsete...

    Claro que é para dispor bem, nada que dê para matutar muito... :)))

    ResponderEliminar
  21. o Moyle há-de botar-lhe as córneas. tem mesmo que ser:)

    ResponderEliminar
  22. Hummm... MOYLE, se viste e gostaste do original, também vais gostar deste! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)