quinta-feira, 23 de abril de 2009

REUNIÃO 344596...

Já aqui disse, mas repito: odeio reuniões de pais e professores!

O rapaz entrou no berçário aos 5 meses e (quase) desde aí foi um ver se te avias! Está bem que os tempos são outros, mas a minha mãe deve ter ido uma meia dúzia de vezes às escolas que frequentámos (plural, porque era eu e a minha irmã) e só por motivos específicos, quando algum professor entendia que devia falar com a encarregada de educação. Por mim, houve anos em que perdi a conta ao número de reuniões em que participei, colectivas ou individuais.

Problemas de toda a ordem e feitio, desde um Infantário gerido por uma flausina que poupava no orçamento das refeições, a uma escola que encerrou as portas, a uma professora primária despedida a meio do ano por total incompetência, a graves situações de gangs de putos a agredir e assaltar outros dentro do próprio estabelecimento de ensino (anteriormente considerado modelo, note-se!), à agitação dos pais face a uma docente de Matemática, que durante a doença e morte da mãe raramente deu aulas, ficando os miúdos a apanhar bonés na matéria...

E paizinhos a darem graxa a professores, falando e falando, elogiando e elogiando, sem dizer nada? E gente que aprecia puxar dos galões e esclarecer para a geral que é doutor ou engenheiro, que está ali com grande sacrifício profissional, por amor ao querido filho ou filha? E todos os que depois destes grandes discursos empolgados, nunca mais lá puseram os pés? Há pessoas que gostam de se ouvir falar e MUITO! Nada de confusões, algumas dessas reuniões de turma chegaram a demorar três horas... ARGH, não há pachorra!!!

Miraculosamente, a de ontem decorreu na perfeição: a professora não esteve lá com devaneios nem auto-elogios, foi directa ao assunto chamando a atenção dos pais para alguns pontos, respondeu às perguntas que lhe colocaram e em menos de uma hora acabou com a reunião. Sem sequer dar ideia que estava a despachar! Pronto, OK, os putos já não são pardalitos que os encarregados de educação tenham de ir defender das "garras" daqueles que os ensinam, mas foi a PRIMEIRA a que assisti sem tolices de ninguém...


Fotografia de autor desconhecido, recebida por mail.
Obrigada, Vani!

20 comentários:

  1. Teté, tu só tinhas de ires por causa de 1 filhote... eu de 4!!!
    Aqui há duas espécies de encontros de pais e professores.
    1. Reunião dos pais com o/a professor/a de turma.

    2. Dia, em que temos que ir visitar o/a professor/a de cada disciplina. Quer dizer, visitar uma cerca de 12 professores/as.
    Nesses dias apanhava sempre uma dor de cabeça, que demorava dias a passar.

    Já é tão tarde, espero que compreendas o que tentei dizer-te.
    São quase seis da manhã, vou tomar o pequeno-almoço e dormir.

    PS: A imagem da Vani é pura e simplesmente uma "delícia"!!!

    ResponderEliminar
  2. Verdadinha, No tmepo dos meus, lá ia eu, mas alguns Pais ficavam ali com uma vontade de falar, e eus em ouvir metade, quandos e passava atrás d emim, só queria er aouvir o que havia com os meus e mais nada...nunca iveram problemas de maior, nunca fui chamada por maus comportamentos, só o do meio é que era fresco, nessa de levantar as saias às miudas, mas isso, todos ou quase todos faziam...o pai bem lhe ralhava, mas...só mais tarde, já crescido é que se metia do lado errado das coisas, depois tinha castigo, ehhhh, do pai...
    Mais vale que sejam como essa última, falou do que era necessário, e, toca a andar, o meu pai nunca foi a reuniões, a minha mãe nunca lá pôs os pés, era sempre o pai, o pai é que sabia ehhh...porque antigamente os pais apareciam na escola quando podiam ou queriam saber como o filho ia, a stora saia da aula lá fora e falava com o pai ou mãe, apenas uns minutos e tava resolvido...mas agora os alunos são imensos e o tempo não dá para isso...marquem-se reuniões, ora pois...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. ... Eu pensaba que as chicas gostaban destas coisas...:)

    ResponderEliminar
  4. ora aí está uma coisa que nunca farei! Ir a uma reunião de pais! E pelço que oiço, não me acrescentaria muito mais á vida. Tá quase nina, beijo

    ResponderEliminar
  5. São os dias de hoje, são os dias de hoje.

    Como é que tens as actualizações da Laura (resteas) e no meu blog as actualizações dela não aparecem????? O que fizeste?

    ResponderEliminar
  6. é caso para dizer que nem todos os oradores sabem usar palavras! e normalmente um discurso/reunião é compensado em comprimento quando lhe falta profundidade :D

    (informo-te que usei coisas do teu blog para publicar algo hoje! espero que não te importes)

    ResponderEliminar
  7. Hum... reuniões de turma... cada vez que me lembro da última... fico sempre irritada

    ResponderEliminar
  8. fazendo um daqueles disparates que me é comum apaguei o post referente ao teu comentário! Complicada eu sei. Beijo nina

    ResponderEliminar
  9. Costumam convocar-me para reuniões dessas, por causa dos meus netos andarem à naifada aos outros putos, mas nunca lá ponho os pés.

    ResponderEliminar
  10. Que pachorra, Teté, imagina os profes com reuniões dessas permanentemente para depois escreverem muitas actas.

    Ainda bem que não tenho essa preocupação, acho que me faltava a paciência.

    Beijnho
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. nem imaginas o que sofre quem tem que fazer isso profissionalmente :D

    ResponderEliminar
  12. Ui, a minha mãe fazia parte da direcção da associação de pais do liceu....ehehehehhe, era danada!!

    Do modo como contas a história, fazes-me lembrar mas é as reuniões de condominio, onde todos querem algo, mas com o minimo de trabalho e dinheiro possivel...

    Oh pah, a imagem não é minha creduuuuuu, lol, mandaram-ma por mail. Mas é uma fofura, lá isso é.

    ResponderEliminar
  13. Fui eu sempre a encarregada de educação dos nossos rebentos e felizmente não tenho razões de queixa nesse capítulo nem em nenhum relacionado com o ensino.

    Ia continuar dizendo "eu ainda sou do tempo e tal e tal ... " mas é que tive a sorte de ter uns miúdos muito bem comportados (tanto os devo ter elogiado que os estraguei eheheh cresceram e tornaram-se tortos, ariscos e refilões ... toma!).
    Aos 4 meses entraram para o infantário e aos 3 anos passaram para um colégio até ao 6º ano. Tanto num como outro, ficou desde logo acordado que prescindiam da minha presença em reuniões, em virtude de ter um horário privilegiado e haver contacto diário com o estabelecimento.

    Mais tarde, na escola C+S e Secundária, assisti a todas as reuniões marcadas. Ainda assisti a um ou outro episódio caricato (devo ter bocejado uma ou duas vezes, barafustado para dentro outras tantas eheheh), mas suponho que não era nada comparado com o que se deve passar actualmente.

    Agora ao ler-te, por alguns momentos, esqueci que afinal não é assim tão mau que tenham crescido crescido eheheh

    jinhos, lindinha :)*

    ResponderEliminar
  14. Acho muito bem, essas reuniões deviam ser a despachar e pronto! De qualquer das formas, a maioria dos pais nem sequer aparece, para quê preder tempo?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Para começar estou efectivamente a sorrir. Segundo sou efectivamente engenheiro e aqui já me dirigi para a plateia. Terceiro que me desculpem mas tenho de discordar. O facto de existir que utilize essas reuniões para [inserir aqui o comportamento social mais indesejado] não as torna irrelevantes ou inúteis. Torna isso sim necessário uma liderança capaz das mesmas. Pessoalmente acho fundamental participar na educação dos meus filhos incluindo o que se passa na escola. Não para defendê-lo dos professores (eventualmente mais o contrário :-)) mas porque acredito que a escola não , não pode ser o único espaço de educação e as duas realidades têm de estar a par uma da outra.

    ResponderEliminar
  16. Uau melhorias ainda bem :)

    ResponderEliminar
  17. Entendi lindamente, EMATEJOCA!
    Mas também sempre entendi que, nas reuniões colectivas, as pessoas se deviam cingir a dizer o mínimo indispensável, dentro do contexto genérico da turma ou da escola.
    Nem imagino o que seria a multiplicar por 4! :)
    A imagem não é da Vani, mas foi ela que me a enviou por mail! :D

    Vontade de falar muito sem dizer nada de especial, LAURINHA! Até já apanhei um prof que passou a primeira meia-hora a auto-elogiar-se! Caraças, que interessa aos outros se aquele pai, mãe ou assim tem canudo ou não? Ou dos problemas que o filho tem no comportamento ou a qualquer disciplina? Isso trata-se em particular, acho!
    Jinhos, nina!

    Bom, esta chica não gosta, CONDADO! :)

    Não acrescenta mesmo, INÊS! Nadica de nada, a não ser tempo perdido a ouvir baboseiras!
    Maio, maduro Maio, quem te pintou... :)
    Beijoca, nina!

    ResponderEliminar
  18. O blogger tem assim umas "travadinhas", RODERICK! Não actualiza, a não ser que saias do programa... :D

    Nessas e noutras reuniões também, diga-se de passagem, VÍCIO! ;)
    (ná, não me importei nada!) :D

    A última foi a que menos me irritou, TERESA DURÃES! :D

    Ná, não te preocupes INÊS, que isso é ao menos... :)
    Beijoca!

    ResponderEliminar
  19. E fazes muito bem REIZÃO! Como é que irias explicar que foste tu a oferecer-lhes as naifas, ahn? :D

    Bom, que saiba, ISABEL, não costumam ter mais do que uma direcção de turma, a não ser em casos excepcionais! E óbvio que têm de resumir a reunião, se tiverem de fazer as actas das ditas (que ninguém vai ler, diga-se de passagem).
    Mas ainda me ri, a pensar no outro professor que passou meia-hora a auto-elogiar o seu desempenho profissional, antes de começar a reunião. Como é que podia pôr aquilo na acta? Breve introdução ou apresentação??? E os longos discursos vazios de quem quer à viva força informar todos os outros que é doutor ou engenheiro e não vai directo ao assunto, para não parecer presunçoso?
    Até me ria, se não tivessem sido tantas horas a aturar gente que precisa de sentir uma certa "superioridade" perante os outros... ;)
    Beijinhos!

    Tenho uma vaga ideia, sim, MOYLITO! Raramente o prolongamento das reuniões se deveu aos professores ou alunos... :D

    Tal como as vejo, VANI, não me parece muito diferente!
    O intuito é que pode não ser o mesmo! (exceptuando lá a outra odalasca, que poupava nas refeições das criancinhas)
    Muita parra e pouca uva... ;)
    Bem sei que não é tua, não acrescentei o "autor desconhecido" posteriormente! :D

    ResponderEliminar
  20. Também fui sempre a encarregada de educação do filhote, mas ele nem sempre foi um exemplo de bom comportamento, PASCOALITA. (está melhor, mas refilão já é feitio...)
    E ainda apanhei uma prof pelo meio, que exigiu a presença do meu marido, já que eu não conseguia "pô-lo na ordem"... :)
    Enfim, cenas caricatas houve muitas, só resumi!
    Garanto que esta foi a primeira sem problemas, o rapaz acabou de fazer 17 anos...
    Jinhos, nina! :)*

    Não é verdade, MATCHBOX32, a maioria dos pais aparece, mas para falar deles e dos filhos, estão-se nas tintas para a turma! E alguns não se calam, já que lá estão querem dar nas vistas...
    Cabe ao professor pôr travão à verborreia, nem todos conseguem! :)
    Beijinhos!

    Podes discordar à-vontade, FERNANDO VASCONCELOS!
    Não disse, nem nunca direi, que as reuniões foram inúteis. A larga maioria foi simplesmente chata! E não tenho nada contra engenheiros ou doutores, parece-me irrelevante que um pai/mãe precise de esclarecer perante os outros participantes os canudos ou a profissão que tem. O que é que interessa? Já vi um taxista mais sensato e assertivo do que uma psicóloga (daquelas que também só apareceu uma vez, com vontade de dar uma excelente impressão).
    Quanto ao resto, concordo! A educação começa em casa, a aprendizagem escolar é paralela, mas faz parte de um todo!
    Não passaria por todos estes fretes de anos, se em parte não achasse útil! :)))

    Melhorias mesmo, LOPESCA! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)