quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SE PERGUNTAREM POR ALICE...

... digam que ela tem voado pelo mundo da literatura infantil e juvenil como nenhum outro escritor em Portugal, esvoaçando também pelo da poesia, do teatro ou do romance histórico, numa escrita fluente e criativa ao longo das últimas três décadas...

Assim, para celebrar os 30 anos de carreira de Alice Vieira - iniciada com a publicação do título "Rosa, Minha Irmã Rosa", em 1979 - o grupo Leya promoveu uma homenagem à escritora, que se realizou hoje às cinco da tarde no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa, e que contou com a presença de muitos dos seus amigos e colegas.

O encontro informal foi apresentado por Manuel Luis Goucha, também ele amigo de longa data, "desde o tempo em que eu ainda era um actor novato", como o próprio revelou, e vários participantes contaram episódios vividos e partilhados durante todos estes anos. Desde a velha tia que se orgulhava da sobrinha médica, da sobrinha advogada e quando lhe perguntavam por Alice respondia que "essa, lá anda...", até ao aluno de uma escola que visitou no dealbar dessa carreira, e que se espantou por a encontrar pois "julgava que os escritores estavam todos mortos!", passando pela da ceguinha de Braga (que já aqui relatei).

O actor João d'Ávila leu um pequeno excerto do primeiro livro e declamou alguns dos seus poemas, Goucha e Victor de Sousa encarregaram-se de divulgar algumas das mensagens de todos os que não puderam comparecer à comemoração. (as fotos ficaram uma lástima, mas nem a luz, nem a máquina, nem a "fotógrafa" ajudaram...)

Mas pronto, 70 títulos publicados (outro que sairá em breve) e traduzidos em várias línguas, 2 milhões de livros vendidos, 10 prémios literários em Portugal e no estrangeiro, qual é a dúvida?!

Ora, anda lá Alice, continua a voar...

10 comentários:

  1. 70 livros publicados! Não me resta vida para ler tanto. Admirável.

    Tranquila pelas fotos, Teté, não ficou assim tão mal e a cor do casaco condiz à perfeição com a da hiperligação da ceguinha de Braga... (lembro, não tive de ir, a memória ainda resiste.) `_^

    Beijoquita

    ResponderEliminar
  2. "Ah, sei! Mas coitadinhos, tiveram tanto trabalho na pesquisa..."
    A esta professora é que tens de dar os 10 cartões vermelhos. Tanta estupidez é raro encontrar-se numa só pessoa!!!
    Nem todos os professores em Portugal são assim tão burros; ela é um caso à parte... um caso para um bom psiquiatra.

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro desse livro, que adorei, claro! :D tinha imensos livros dela, e era uma festa qd saia "o novo livro da Alice Vieira" :D E tb deu à luz uma filhota excelente! ;)

    PARABÉNS, ALICE VIEIRA!!!!! :y:y:y

    ResponderEliminar
  4. é pena o país dela não ser de maravilhas. mas coelhos apressados, gatos loucos, déspotas e humpty dumptys há vários.

    ResponderEliminar
  5. os voos dela são low cost? ;))

    ResponderEliminar
  6. Separados por um dia, quase nos encontrávamos.
    Alice Vieira, "essa que cá anda" está na linha das grandes escritoras portuguesas, logo vamos deixá-la escrever por muito mais tempo.
    O problema das fotos é eterno. Ou levas a máquina (boa) ou então recorres ao telemóvel, como eu faço muitas vezes.
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  7. O meu filho é fã da Alice! Teve um encontro com a escritora ainda na primária!

    E do Goucha também é! ;))

    É bom voar..

    beijoooo :-*

    ResponderEliminar
  8. SUN, hellow??? Não se aproveitou uminha, estas duas foram as menos más, mesmo assim com um pouquinho de photoshop (que não sei utilizar nem a 50%!) para não aparecerem os "fantasmas"... Mas pronto, o link da cor do casaco foi uma tentativa de disfarçar! :))
    Não te resta vida para ler tanto?! Ora aí está uma "certeza" muito relativa... :-/
    Beijoquitas!

    Mal de nós se fossem todos ou sequer a maioria, EMATEJOCA! E não, não me parece caso para a psiquiatria, mas antes de alguém que não se está para ralar, nem entende o significado de se ser professor. Infelizmente, há alguns assim... e esses deviam ser demitidos das suas funções, no meu entender (por cartões vermelhos acumulados)! :-w

    ResponderEliminar
  9. Ela merece mesmo os Parabéns, VANI! :z :z :z
    Como é que eu "adivinhei" que eras fãzoca?! =))
    :y :y :y

    Ná, o país dela não é o mas maravilhas, MOYLITO: é o nosso!!! Mas a outra Alice também não teve grande sorte ao local onde foi parar, que metade daquelas personagens também era biruta... :)

    São mesmo, VÍCIO! É só dar asas à imaginação e aí vai ela... :))

    ResponderEliminar
  10. Levei a máquina, KIM, mas também não é lá essas coisas, para local mal iluminado e indoors leva um tempão, como não estavam todos estáticos, alguns pareciam que levavam o próprio fantasma atrás... :]
    E sim, deve ser umas das escritoras portuguesas que tem mais obras publicadas, esperemos que continue a escrever muitas mais! :)
    Beijinhos!

    Por acaso já existem várias gerações de putos que são absolutamente fãs, TÁ-SE BEM!! Alguns já nem putos são... :))
    O teu filhote tem bom olho para avaliar pessoas, que o Goucha também é um querido!
    Já o voar é melhor nas asas da imaginação... :D
    Beijooocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)