segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO

Há filmes que não têm meio termo: ou se amam ou se odeiam! Este é um deles e... odiei! Ao contrário de muitos amigos, que sobre ele disseram ou escreveram maravilhas, especialmente no que toca à protagonista, Natalie Portman. Salvo duas excepções!
Não contesto que a actriz faz um papelão: uma bailarina tímida e insegura, que ambiciona a perfeição, mas, simultaneamente, sofre de graves problemas psicológicos e psiquiátricos - anorexia, auto-mutilação (arranha-se a si própria com as unhas), mania da perseguição e alucinações. Para além da sua indefinição sexual, de uma mãe super-protectora a reviver nela os seus próprios sonhos de juventude e de um director crítico, exigente e mulherengo, a situação agrava-se quando é destacada para desempenhar o papel principal numa nova versão coreográfica do "Lago dos Cisnes". A partir desse momento baila de alucinação em alucinação, em pontas de terror, no pesadelo constante de ser substituída por Lily, colega de companhia e teoricamente mais sedutora e apta para desempenhar o cisne negro...
Bom, é verdade que não sou grande apreciadora de bailado, mas não foi por aí que não gostei do filme. Independentemente até de algumas cenas iniciais, em que a câmara parecia estar às cavalitas do cameraman a seguir a bailarina Nina, num balançar aparentemente amador e estonteante. Se a intenção do realizador Darren Aronofsky era enveredar pelo fantástico, exagerou nos "fantasmas", na violência, no sangue, sem qualquer ritmo de suspense, só de susto! Inovador? Pode até ser, mas nem todas as "invenções" cinematográficas são boas e, pior ainda, dificilmente se entende o que é real ou imaginário!
Espreitem o trailer


Claro que esta é apenas a minha opinião, neste caso contrária à da maioria. Mas também nunca tive a intenção de forçar opiniões alheias, portanto sintam-se à vontade para discordar...

Imagem de cena do filme da net. (atenção que os "olhos vermelhos" não são devidos ao amadorismo do fotógrafo...)

27 comentários:

  1. :D já eu, somo sabes, adorei! :))

    Interpretei o stress da bailarina em vestir a pele de cisne negro como provocador de episódios de esquizofrenia, e achei a escuridão e sangue propositados e adequados ao estado esquizofrénico em que ela se deixou levar. As rodas e voltas, sinal da confusão que ia na cabecita atormentada dela. Impressionou-me que a actriz em seis meses ganhasse corpo e postura de bailarina (embora vários experts afirmem q está ao nível de principiante; acredito, mas a verdade é q a actriz não é bailarina, lol, e em seis meses e tendo em conta que pouco bailado houve propriamente e q se intentava q ela fosse algo desastrada nas cenas mais visiveis...) e q tivesse perdido dez quilos para o papel...jasus!

    O realizador tem este efeito: ou se ama ou se odeia. É muito cru, é violento e toca-nos em pontos da alma que preferimos deixar quietos. Geralmente, mesmo adorando, não consigo voltar a ver um filme dele. Deixam-me muito perturbada, confesso. Mas adoro à mesma LOL.

    No entanto, cada cabeça sua sentença, e neste caso, neste mundo, digam o que disserem, o gosto é que decide.

    ResponderEliminar
  2. Não é somo, é como... :D

    Vani aka Sally aka grafonola aka vanadis aka van :)

    ResponderEliminar
  3. Eu estava capaz de dizer exactamente o mesmo que tu, mas ao contrário :)

    ResponderEliminar
  4. eu até que discordava só para me sentir à vontade, como dizes, mas nem o trailer consigo ver...

    ResponderEliminar
  5. Não posso discordar, porque ainda não vi este filme, e tenho receio que seja brutal demais para mim, embora tenha uma certa curiosidade de o ver, uma vez que adoro o "Lago dos Cisnes".

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi. Apenas a apresentação e pareceu-me demasiado dramático, assustador! Talvez um filme mais para "críticos" que habitualmente vêem o que eu não consigo ver ! :)) Foi por isso que ainda não fui ver !
    Gosto de saír bem disposto !
    .

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi mas pelo que descreve... não deve ser aliciante...

    ResponderEliminar
  8. Gosto de ir ao cinema mas ver um bom filme que me disponha bem. Nem sempre isso acontece. Sabendo de antemão o teor de o Cisne Negro, recuso-me a vê-lo, muito embora a opinião geral seja de que é ótimo!
    Teté, considerando que aqui se fala de cinema, que existe algo de comum entre nós - : ))) - como é que posso aderir ao Quiproquó e estar a par de todos os posts que são publicados? Por outras palavras, como me posso tornar sua seguidora?! : ) Abraço.

    ResponderEliminar
  9. (olhando de lado)
    Tu o quê?!? Alguém me agarre que eu vou-me a ela! Ai vou! Odiar este filme?!? Tu tens a certeza que viste o Cisne Negro e não a adaptação que passa no Animatógrafo do Rossio, "O Cisnão e as Negras"?

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Olha, como sabes (porque eu já o escrevi no Facebook), gostei imenso do filme. E asseguro que não é tão assustador assim, por favor, tenho visto coisas bem piores. Na verdade, é um thriller, por isso mantém-nos suspensos, sem imaginar o desfecho, e é de uma grande densidade psicológica. Mas é um filme extraordinário. O que é importante perceber é que as alucinações são fruto do próprio desejo da bailarina em encarnar na perfeição o seu próprio lado negro, para assim poder encarnar o Cisne Negro. Achei o argumento muito interessante e bem concebido. E gostei da interpretação da Natalie Portman.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Bom, vi o trailer até ao fime e consegui! 8-o

    ResponderEliminar
  12. Passei só para te deixar uma beijokita.
    Ainda não vi o filme.....se nem tempo tenho para vir aqui visitar-te.....imagina para ir ao cinema!!!!!
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  13. SALLY, minha amiga com muitos aka, sempre concordámos em discordar: este caso é um deles!

    Não contesto o empenho da actriz, nem que o Oscar seja merecido - não vi todos os filmes, de modo que é difícil avaliar. Mas também é verdade que houve um tempo em que os Oscar iam sempre para malucos (expressão genérica), bêbados, criminosos, gay, etc. e tal. Ou seja, é mais fácil sobressair num papel de pessoa perturbada (ou fora da "linha"), do que como boa da fita... :D

    Não tenho a certeza se foi o primeiro filme que vi do realizador, mas pela amostra... passo! ~xf

    ResponderEliminar
  14. Oh, MOYLITO, ainda bem que todos temos opiniões diferentes... e as podemos expressar! :D

    ResponderEliminar
  15. Estás sempre à vontade para discordar, VÍCIO, independentemente do texto ou do video... =))

    ResponderEliminar
  16. Suponho que também é uma questão de estar preparada para a parte brutal, EMATEJOCA, pessoalmente não estava a contar nada com essa faceta num tal lago... (mas se tiveres paciência para ler, ficas a saber que a minha opinião é minoritária!) ;)

    ResponderEliminar
  17. Somos dois, RUI, também gosto de sair bem disposta do cinema! O que não quer dizer que só esteja à espera de happy ends, como é óbvio. Quando não, nunca iria ver nenhum filme dramático, que já sabia que este era! Não imaginava é que fosse brutal... ;x

    ResponderEliminar
  18. ROUXINOL, há quem goste (e muito) deste filme! Esta é apenas uma opinião pessoal, contrária à da maioria dos espectadores... ;)

    ResponderEliminar
  19. A opinião geral é essa, CATARINA, mas nem sempre concordamos, como foi o caso!

    Ah, é para isso que servem os seguidores?! Nunca segui ninguém, nem tenho aqui a caixinha de seguidores, porque não tinha entendido. A actualização do blogger sobre os últimos posts pareceu-me mais do que suficiente. Porque esses sou eu que escolho; e metade dos meus seguidores já abandonaram a blogosfera ou nem nunca aqui comentaram... Mas vou pensar nisso e tentar perceber como se faz! Depois, logo vejo. :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente, foi esse mesmo que vi, RAFEIRITO. O do "Cisnão e das Negras" ainda não. É bom? =))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Também vi "Este país não é para velhos!", TERESA, ao fim de 10 minutos tinha deixado de contar os mortos. E o lindão do Leonardo DiCaprio a morrer duas vezes na mesma semana, em filmes igualmente muito violentos? Óbvio que esta violência é outra, fruto da alucinação da bailarina na busca do cisne negro perfeito. Nem por isso deixa de ser brutal...

    A interpretação da Natalie provavelmente vai-lhe valer o Oscar, nem tenho nada contra. Agora que é mais fácil ganhar o Oscar no papel de tresloucada, em vez de uma pessoa comum, lá isso..e

    Só discordo contigo em relação ao argumento ser muito interessante! Mas se todos tivéssemos os mesmos pontos de vista, a vida era um tédio! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Feito é veres os 107 minutos de filme, PAULOFSKI! Mas quer dizer, não sei se os teus gostos cinéfilos estão com a maioria... :D

    ResponderEliminar
  23. PARISIENSE, há momentos assim, sem tempo para nada, mas logo passam... :)

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  24. Como sabes, não aprecio cinema por aí além, mas vi esse filme e não desgostei.

    ResponderEliminar
  25. Em abono da verdade, tirando alguns críticos que não gostam de nada, só conheço mais duas pessoas que concordaram comigo, REIZÃO! Gostos... :)

    ResponderEliminar
  26. Anónimo6/01/2011

    Em contraste a sua idéia... adorei.
    Excelente filme para trabalhar e pesquisar a alucinação e demais sintomas psicopatológicos, já que sou estudante de psicologia.
    Só um detalhe para melhorar seu texto... ou vc diz "arranha a si própria com as unhas" ou diz "arranha-se com as unhas"... mas... "ARRANHA-SE A SI PRÓPRIA..." realmente não dá... pleonasmo amore!!!! Tchauzinho!!!

    ResponderEliminar
  27. Car@ anónim@, agradeço a chamada de atenção para o pleonasmo. Não vou alterar o texto, mas o seu comentário servirá de alerta para o assunto.

    Quanto ao filme, não sou estudante de psicologia, detesto filmes de terror, nem vou ao cinema para pesquisar alucinações. E tal como referi no texto, a maior parte das pessoas (que conheço) gostou. Mesmo tendo opinião contrária à maioria, suponho ter direito a ela...

    Tchauzinho!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)